Profissão: Cinema e Vídeo
» Voltar
Descrição
É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais ou jornalísticos.
O cineasta produz filmes e vídeos de curta ou longa-metragem, sejam eles autorais, documentários, jornalísticos, publicitários, institucionais ou de treinamento.
Cria ou adapta histórias, escreve roteiro, envolve-se com a escolha do elenco e dos cenários, define a iluminação, a fotografia, a sonorização e a edição das imagens filmadas.
Trabalhando em geral com orçamentos e prazos limitados, ele precisa ter paciência e disposição para o ritmo irregular de trabalho.

Atuação
Animação - Criar imagens usando elementos diversos, como desenho, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica. Direção - Coordenar a execução de um filme, desde a aprovação do roteiro e escolha do elenco até o planejamento da produção, definição de iluminação e figurinos e a edição final das cenas.
Direção de arte - Definir os aspectos visuais e sonoros de um filme, escolhendo, com o diretor, as cores, os espaços e os ambientes das cenas. Coordenar o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores, para garantir a uniformidade das cenas.
Fotografia - Planejar a iluminação das cenas a serem filmadas, a fim de transmitir as idéias, as emoções e o clima definidos pelo roteiro e pelo diretor.
Montagem - Selecionar e juntar as cenas rodadas para ordenar a narrativa e dar unidade artística ao filme ou ao programa.
Produção - Planejar, organizar e executar todas as ações consideradas indispensáveis à realização de qualquer filmagem, desde a captação de dinheiro e a elaboração de cronograma até a contratação de diretores, atores e técnicos e pessoal de apoio.
Roteiro - Adaptar ou escrever histórias originais para serem filmadas.
Sonorização - Gravar, mixar e editar a trilha sonora do filme, como ruídos e música.

Ambiente de Trabalho
Bastante dinâmico, principalmente se atuar na área de telejornalismo. Se trabalhar dentro de estúdio, encontrará um ambiente mais calmo.

Formação exigida
É fundamental ter facilidade para relacionamentos, já que esse é um trabalho feito em equipe.