Profissão: Administração Pública
» Voltar
Descrição
Sintonia com a legislação, conhecimento da máquina estatal, criatividade na distribuição de verbas: com essas qualidades, o administrador público pode começar bem seu trabalho. Nesse cargo ele vai lidar com o funcionamento das instituições que atendem a população, como uma escola.
Será o administrador público quem irá avaliar os pedidos e alocar verbas para equipar melhor determinada unidade (reformas, contratação de pessoal etc.) para que, assim, a escola possa prestar um atendimento adequado às crianças e suas famílias.
O cotidiano do administrador público envolve certa dose de conflitos, causadas pela insatisfação tanto do funcionalismo como da clientela atendida com a morosidade da máquina estatal.
A reforma administrativa, numa tentativa de minorar esses problemas, estabeleceu a parceria do Estado com instituições privadas, constituindo-se assim as empresas de economia mista. Também estão em processo de regulamentação as organizações sociais, de caráter semipúblico, que poderia ser assumido por aquelas instituições estatais cujo funcionamento necessita de regras mais flexíveis.
Essas organizações representam um campo de trabalho mais dinâmico em um setor já estigmatizado pela baixa operacionalidade.
Mas, mesmo exercendo suas funções em orgãos puramente estatais, o administrador público deve ser sempre um profissional menos burocrático e mais sintonizado com o país, a população e suas necessidades, além de possuir a formação generalista que as escolas buscam oferecer.

Atuação
Pode direcionar sua carreira para diversas áreas, como finanças, marketing, recursos humanos, direito tributário, entre outras.

Ambiente de Trabalho
Escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e órgãos públicos são locais de trabalho dos bacharéis em Direito

Formação exigida
Os cursos incluem disciplina como Administração, Direito Administrativo, Finanças, Ciência Política, Marketing e Recursos Humanos. Como na maioria das áreas administrativas, o profissional deve procurar fazer cursos extracurriculares, dominar dois ou mais idiomas e ter uma boa formação geral.