Profissão: Administração Hospitalar
» Voltar
Descrição
A ineficiência gerencial é um problema crônico nas instituições de saúde brasileiras. Na maioria dos casos, as funções de direção são ocupadas por profissionais sem o perfil e a formação de executivo que no cargo exige.
O administrador hospitalar é fundamental na captação e gestão racional de recursos para que a população tenha acesso a um atendimento eficiente, tanto no setor privado como no público. Cabe a ele também intermediar as relações entre funcionários, observar o mercado e promover convênios com planos de saúde.
Meticulosidade e dedicação, próprias do setor de saúde, são características desse profissional, ao lado das inerentes ao papel do administrador, como capacidade de análise, senso de organização e espírito de liderança.

Atuação
Hospitais, prontos-socorros e convênios e médicos

Ambiente de Trabalho
Este profissional poderá trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios dfe análise, postos de saúde, tanto no setor público como no setor privado.

Formação exigida
Há opções de formação para técnicos e bacharéis.
No nível superior, o aluno terá disciplinas como Legislação Tributária e Trabalhista, Prontuário Médico e Custos Hospitalares.
Os cursos de especialização e pós-graduação têm, entre outras, as seguintes disciplinas: Sistemas de Informações Hospitalares, Administração de Materiais e Organização de Saúde Coletiva.
Os que já exercem funções ligadas às saúde, como médicos e enfermeiros, podem, por meio de cursos de diversos níveis, passar para a área de administração hospitalar.
Administradores de empresas que fizerem essa especialização terão também uma nova opção de carreira.