Profissão: Psicologia
» Voltar
Descrição

Atuação
Educação - Dar orientação psicopedagógica a educadores, alunos e pais. Participar da elaboração de planos e políticas educacionais em creches, pré-escolas, escolas regulares e para deficientes. Auxiliar, com pedagogos, na implantação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem.
Ensino - Dar aulas para o nível médio e cursos técnicos. Com mestrado, lecionar em universidades. No magistério, ensinar Psicologia do desenvolvimento, que trata da relação entre aluno e professor e de alguns problemas de aprendizagem.
Saúde - Orientar pessoas com problemas mentais, emocionais e de personalidade em consultórios, clínicas, hospitais, centros de saúde e ambulatórios. Realizar terapias individuais ou em grupo. Fazer psicodiagnósticos de pacientes e orientar familiares. Na área de saúde pública, auxiliar na elaboração de programas preventivos e pesquisar a saúde mental da população.
Social - Planejar, executar e avaliar programas comunitários de saúde, educação, trabalho, lazer e segurança. Fazer acompanhamento em penitenciárias e em órgãos de atendimento a menores.
Trabalho - Recrutar, selecionar e avaliar pessoal. Elaborar e aplicar programas de treinamento e formação de mão-de-obra, desenvolvendo os recursos humanos de empresas.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida