Profissão: Análise de Sistemas
» Voltar
Descrição
Unindo conhecimentos gerenciais e de informática, é um dos profissionais mais novos no mercado.
O uso de informátiva para incrementar vendas e abrir novos mercados esbarra habitualmente na falta de comunicação entre esses dois setores dentro das empresas. De fato, a maioria dos especialistas em computação pouco entende do negócio de seu cliente ou empresa, por sua vez, os executivos das áreas de marketing e finanças dominam muito pouco as modernas ferramentas da informática.
O analista de informação, também chamado analista de negócios, é exatamente o profissional que integra essas duas áreas. Tendo amplo domínio das Ciências da Computação, está habilitado para criar sistemas ou gerenciar sua implantação, tendo em vista as necessidades específicas de cada negócio. Pode também se dedicar à filtragem de informações sobre o mercado e a concorrência, principalmente por meio da Internet.
Essa área vem sendo chamada \"inteligência competitiva\" e já merece departamentos específicos em filiais brasileiras de corporações multinacionais.
Os cursos tanto de graduação como de especialização, que são recentes no Brasil, proporcionam o conhecimento de todas as tecnologias da informática, além de conceitos de gestão, viabilidade e gerenciamento de projetos.
As grandes empresas do país já começam a trabalhar com essa nova função, na maioria dos casos procurando reciclar seus funcionários, principalmente os das divisões de informação, marketing e finanças, encaminhando-os para cursos que lhes dêem a visão multidisciplinar que a função exige. Assim, para os profissionais que já estão no mercado atuando nessas áreas, antecipar-se à tendência e procurar essa especialização pode trazer melhores perspectivas de carreira e remuneração.

Atuação
Ensino - Dar aulas no ensino fundamental e médio, desde que tenha licenciatura, e em curso de informática.
Estudo de fluxo de informação - Controlar o fluxo de informação numa empresa, criando aplicativos para facilitar o processo.
Perícia e auditoria - Avaliar problemas e descobrir erros em sistemas operacionais de bancos e grandes organizações públicas ou privadas.
Suporte - Fazer a manutenção dos softwares de uma empresa. Alterar e inovar softwares básicos. Montar escritório de suporte ou consultoria.

Ambiente de Trabalho
Todas as organizações que utilizam a informática. Centros de pesquisa tecnológica e universidades são também locais de trabalho para os pós-graduados.

Formação exigida
- Profissionalizante
- Superior: Bacharelado.