Profissão: Produção Editorial
» Voltar
Descrição
É o conjunto de atividades envolvidas na edição e na publicação de obras impressas ou eletrônicas.
O produtor editorial coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos, websites, CDs-ROM e produtos interativos.
Seleciona os títulos a serem publicados, define com o autor o conteúdo e a forma da obra, determina o tipo e o tamanho das letras, o papel e as cores a serem usados, a paginação e as fotos ou ilustrações.
Estabelece a tiragem, a periodicidade, a época de lançamento e a distribuição da publicação.
Para isso, tem de supervisionar todo o processo de produção, controlando prazos e orçamentos.
O crescimento das vendas de livros e revistas aumenta a demanda por especialistas em marketing e produção.

Atuação
Arte - Decidir o visual do produto, definindo capa, distribuição do texto e das ilustrações na página, tipo e tamanho das letras. Acompanhar impressão, revisão das provas e montagem da edição.
Consultoria e marketing editorial - Estudar as tendências do mercado editorial e o perfil público, dando suporte técnico ao lançamento de produtos. Adequar a linguagem editorial, seguindo os padrões da empresa.
Editoração eletrônica - Produzir a parte gráfica da publicação, usando programas de computador como o PageMaker e o QuarkXpressâ.
Produção de texto - Preparar e revisar originais, provas e arte final, eliminando erros gráficos, gramaticais ou de informação.
Seleção e edição - Participar do processo de escolha das obras a serem publicadas. Acompanhar a tradução, redação, adaptação e revisão dos textos, além da diagramação e arte-final.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida
Características que ajudam na profissão: interesse por atividades literárias, científicas e artísticas, criatividade, liderança, iniciativa, agilidade, rapidez na tomada de decisões.