Profissão: Biblioteconomia
» Voltar
Descrição
O biblioteconomista é um administrador de dados. Esse profissional cataloga e guarda iformações, orientando o público em sua localização. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, editoras, agências de comunicação, ONGs, clubes e associações. Sua atuação se volta cada vez mais para a montagem de bancos de dados em computadores, em sistemas de informática e na internet.

Atuação
Análise de informações - Selecionar, avaliar e indexar informações e documentos para recuperá-los e disseminá-los.
Gestão de serviços de informação - Planejar centros de documentação definindo produtos e serviços para atender o usuário. Coordenar a instalação do acervo e o arquivamento de documentos.
Normatização - Utilizar normas internacionais para construir e manter bases de dados. Planejar acervos e coordenar a compra de materiais, definindo os temas das coleções, as áreas a ampliar e o tipo de informações que serão incluídas. Manter contato com editoras, estudar seus catálogos e comprar livros, jornais, slides, fotos, fitas, CD´s e CD-ROOM´s.

Ambiente de Trabalho
Bibliotecas públicas e empresas, como escritórios de advocacia, órgãos de imprensa, livrarias, são alguns locais de trabalho do bibliotecário.

Formação exigida
Médio: Técnico em Biblioteca
Superior: Bacharelado
Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Biblioteconomia.