Profissão: Química
» Voltar
Descrição
Responsável pela análise e manipulação das substâncias, seu trabalho é essencial para a indústria.
Profissional de extrema importância para qualquer indústria, seu trabalho é uma constante em nosso cotidiano. Afinal, o químico estuda e manipula a composição de substâncias decisivas na fabricação dos mais variados produtos, como metais, tintas, corantes, cerâmicas, papel, petróleo, materiais esportivos, alimentos, insumos agrícolas, etc.

Atuação
Ensino - Dar aulas no ensino fundamental, médio e universitário.
Químico com atribuições tecnológicas - Pesquisar, desenvolver e controlar processos industriais. Ser responsável por todas as operações da linha de produção, como tratamento de produtos e resíduos, operação e manutenção de equipamento e instalações. Elaborar e executar projetos de processamento, com o estudo de sua viabilidade técnica e econômica.
Químico sem atribuições tecnológicas - Trabalhar com pesquisa pura. Fazer ensaios e testes para padronização e controle de qualidade. Desenvolver novos produtos e métodos de produção.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida
A partir do quinto semestre do curso superior, o aluno tem de escolher entre licenciatura, bacharelado ou química industrial. Nas três habilitações, há 50% de aulas práticas e 50% de aulas teóricas. A partir do quarto semestre, o estudante começa a realizar estágios extracurriculares em diversas áreas, como Físico-Química, Química Inorgânica, Químico Orgânica, Química Analítica, Bioquímica e Tecnologia Química.
Como a Química está relacionada a diversos setores, é preciso ter uma ampla bagagem cultural, rapidez de raciocínio, facilidade para trabalhar em grupo e domínio da informática.
Atualmente, 55% dos profissionais no mercado são químicos industriais, 28% são bacharéis e 17% dedicam-se à licenciatura. Apesar de representar uma fatia pequena, o ensino é uma das áreas que mais têm crescido, pois é grande a carência de professores em escolas e universidades.
O bacharel vai trabalhar basicamente com pesquisa. Ele estuda as propriedades da matéria e suas reações, além de desenvolver novos materiais, substâncias ou métodos de análise.
O químico industrial também executa pesquisas, mas, em geral, dedica-se especificamente ao campo industrial, que é muito vasto e oferece as melhores oportunidades. Ele pode atuar na produção e no controle de qualidade de uma infinidade de produtos. Nesta área, vai trabalhar em conjunto com outros profissionais, como biólogos, físicos e engenheiros.