Profissão: Engenharia Química
» Voltar
Descrição

Atuação
Pesquisa e desenvolvimento - Criar novos produtos e processos de fabricação, fazendo experiências em laboratório e montando protótipos em escala semi-industrial para analisar a viabilidade técnica e econômica do empreendimento.
Preservação do meio ambiente - Tratar água e esgotos, reciclar lixo doméstico ou industrial e controlar a poluição. Buscar tecnologias que não agridam o meio ambiente.
Processo industrial - Planejar e supervisionar as operações de uma indústria química. Controlar a qualidade das matérias-primas e do produto final, orientando cada etapa do processo produtivo. Estudar e implantar métodos para melhorar a produtividade, reduzindo os custos. Cuidar da manutenção dos equipamentos e prestar assistência técnica aos clientes. Pode se especializar na fabricação de alimentos, borracha, celulose e papel, tintas e corantes, inseticidas, petróleo e derivados, resinas e medicamentos.
Projeto de instalações industriais - Elaborar e executar projetos de construção de fábricas. Definir o processo de produção, tamanho, equipamentos e recursos materiais necessários para a instalação. Coordenar processos de segurança, estocagem e movimentação de materiais. Acompanhar e fiscalizar a obra, garantindo o cumprimento das especificações.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida