Profissão: Arquivologia
» Voltar
Descrição
O arquivologista identifica, avalia, seleciona, preserva e organiza documentos em papel, foto, filme, microfilme, disquete, CD-ROM e em bancos de dados on-line. Ele torna disponíveis as informações que vão sendo geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs. Deve ter sólida formação cultural para avaliar a importância dos documentos que manipula. Além de preparo intelectual, são fundamentais o espírito de organização, a paciência e a meticulosidade. A cada dia esse profissional é mais procurado pelas empresas preocupadas em resguardar a memória corporativa, isso é, sua história.

Atuação
Conservação e restauração - Conservar documentos e recuperar os danificados, utilizando técnicas especiais.
Difusão educativa e cultural de arquivos - Orientar os estudantes, os pesquisadores e o público na consulta de documentos históricos em museus e bibliotecas.
Gestão - Administrar arquivos de organizações públicas e provadas, avaliar material, sugerir mudanças na redação de textos, decidir o arquivamento ou a destruição de documentos.
Organização - Classificar e ordenar documentos, relacionando-os em guias, catálogos ou índices de consulta.

Ambiente de Trabalho
Em geral, o arquivologista fica em ambientes fechados e silenciosos. Na maior parte das vezes, trabalha sozinho ou com poucos ajudantes.

Formação exigida
Superior: Bacharelado