Profissão: Engenharia Naval
» Voltar
Descrição

Atuação
Construção naval - Trabalhar em estaleiros, coordenando a construção de embarcações e plataformas flutuantes para exploração de petróleo. Fazer manutenção e reparo de cascos e máquinas.
Pesquisa e desenvolvimento - Criar e aperfeiçoar novas tecnologias na construção naval e em sistemas oceânicos. Desenvolver projetos de nacionalização de equipamentos de submarinos nucleares ou novos sistemas de amarração de plataformas marítimas.
Planejamento econômico-operacional - Reduzir custos e aumentar a eficiência de operações marítimas. Determinar o espaço para cargas, controlar o tráfego portuário e a frota de uma companhia de navegação.
Projeto de embarcações - Criar e definir as especificações técnicas, os materiais e os equipamentos a serem usados na construção de navios.
Escolher a melhor linha para o casco e determinar as características de estabilidade e flutuação. Projetar sistemas de eletricidade, de combate a incêndios e de armazenamento de combustível e mercadorias.
Projeto de sistemas oceânicos - Trabalhar com sistemas de exploração de recursos do mar. Planejar as linhas de amarração e o conjunto de tubulações para transportar o produto até o continente.
Sistemas de componentes - Projetar e controlar equipamentos e motores de embarcações em plataformas marítimas, indústrias de componentes de navios e companhias de navegação.
Elaborar catálogos de especificações técnicas.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida