Profissão: Secretariado Executivo
» Voltar
Descrição
É o conjunto de atividades necessárias para assessorar executivos de empresas e órgãos públicos e privados.
O secretário executivo é o assessor imediato de um executivo. Ele controla os arquivos, a correspondência e a agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez. Ele faz a ponte entre o setor em que trabalha e as demais áreas da empresa e assessora executivos na organização de eventos, encontros de negócios e na preparação de apresentações. É possível atuar como autônomo, organizando eventos, como seminários.

Atuação
Atendimento - Atender pessoas pessoalmente ou pelo telefone. Recepcionar clientes brasileiros e estrangeiros em visitas, congressos e convenções.
Digitação e datilografia - Elaborar cartas, circulares, tabelas, gráficos e documentos em computadores. Lidar com fax e Internet.
Organização - Organizar a agenda e os compromissos da chefia. Classificar e arquivar documentos. Coletar e ordenar informações de interesse do chefe em jornais e revistas. Controlar o estoque de material de escritório.
Redação - Redigir correspondências e relatórios em português e outras línguas. Anotar ou transcrever as falas em reuniões e conferências.

Ambiente de Trabalho
Bastante organizado e em geral tranqüilo, com exceção das ocasiões em que eventos e visitas movimentam o escritório ou a empresa.

Formação exigida
Superior: Bacharelado É obrigatório o registro no Ministério do Trabalho.