Profissão: Nutrição
» Voltar
Descrição
Este profissional orienta sobre a dieta mais adequada a cada pessoa ou a grupos específicos como atletas.
O nutricionista é um profissional da área de saúde que tem como objetivo ajustar os hábitos alimentares às necessidades específicas individuais ou de determinados grupos, procurando elaborar dietas o mais benéficas possível.
As atividades deste setor são realizadas não somente pelos bacharéis em Nutrição, mas também por profissionais com outras formações, como Medicina e Biologia, que possuem esta especialização, chamados nutrólogos.
Exerce funções na área também o técnico em nutrição.

Atuação
O campo de atuação do nutricionista é muito variado, como os setores administrativo, hospitalar, de nutrição esportiva e de marketing.
Na área administrativa, este profissional poderá gerenciar a produção de refeições em indústrias, restaurantes comerciais e hospitalares, hotéis, spas e escolas.
Na elaboração de dietas, muitas vezes trabalha em parceria com outros profissionais, como endocrinologistas, e está sempre em contato com a clientela a que atende, pois leva em conta o gosto pessoal de cada um para criar cardápios.
Em marketing, este profissional pode atuar na indústria de alimentos, realizando testes de receitas, promovendo degustações e avaliação sensorial ou ainda organizando cozinhas experimentais.
A área de nutrição esportiva é atualmente uma das mais procuradas pelos recém-formados, porém é a que tem menor demanda de mão de obra, pois absorve poucos nutricionistas.
O profissional que tem esta especialização trabalha junto a clubes, associações esportivas e academias de ginática, orientando os atletas sobre as dietas mais adequadas a cada modalidade.
Atividades de ensino e pesquisa também constituem uma boa opção para os mais interessados em trabalhos científicos e acadêmicos.

Ambiente de Trabalho
A maioria dos nutricionistas trabalha em equipe com profissionais de outras formações, com exceção da área de pesquisa, onde o trabalho é mais solitário.

Formação exigida
Bacharelado em nutrição.
Pela frente, você terá matérias das áreas de medicina, química, engenharia de alimentos, psicologia e comunicação.
Isso sem contar as específicas de nutrição.
Também aprenderá técnicas dietéticas, educação nutricional e higiene dos alimentos.
O último ano é ocupado pelo estágio.