Profissão: Medicina
» Voltar
Descrição
A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Por isso, tem de estar sempre bem informado das novas drogas e equipamentos, para que possa proporcionar aos pacientes os diagnósticos e tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa ainda de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva.

Atuação
Apoio diagnóstico - Avaliar e diagnosticar problemas no organismo humano por meio de exames de ressonância magnética, ultra-som e cateterismo.
Medicina cirúrgica - Fazer cirurgia geral ou específica de coração, tórax, cabeça e pescoço, sistema nervoso e medula, artérias e veias, membros, órgãos internos, plástica e pediátrica.
Medicina clínica - Diagnosticar e tratar doenças nas especialidades:
Alergia e Imunologia (mecanismos de defesa do organismo), Anestesiologia (uso de substâncias anestésicas para aliviar dores e fazer cirurgias), Angiologia (artérias e veias), Broncoesofagologia (brônquios e esôfago), Cardiologia (coração), Citopatologia (células), Dermatologia (doenças de pele), Eletroencefalografia (ondas elétricas cerebrais), Endocrinologia e Metabolia (distúrbios hormonais e metabólicos), Endoscopia (diagnóstico por fibra ótica), Fisiatria (tratamentos à base de calor, eletricidade e aparelhos mecânicos), Foniatria (distúrbios da fala), Gastroenterologia (aparelho digestivo), Genética Clínica (doenças genéticas), Geriatria e Gerontologia (envelhecimento), Ginecologia (aparelho reprodutor feminino), Hanseniologia (lepra), Hematologia (sangue), Hemoterapia (uso terapêutico do sangue), Homeopatia (clínica geral), Infectologia (doenças infecciosas), Mastologia (glândulas mamárias), Nefrologia (rins), Neurologia e Neurofisiologia (sistema nervoso), Nutrologia (nutrição), Obstetrícia (gravidez e parto), Oftalmologia (olhos), Oncologia (câncer), Ortopedia e Traumatologia (ossos e músculos), Otorrinolaringologia (ouvido, nariz, boca e garganta), Patologia Clínica (exames laboratoriais), Pediatria (doenças infantis), Pneumologia (pulmões), Proctologia (ânus e reto), Psiquiatria (doenças mentais), Radiologia (exames radiográficos), Radioterapia (tratamento por meio de radiação), Reumatologia (cartilagens e articulações), Sexologia (atividades sexuais), Terapia Intensiva (tratamento intensivo de pacientes), Tisiologia (tuberculose) e Urologia (vias urinárias).
Medicina desportiva - Prevenir e curar lesões que têm origem na prática esportiva. O trabalho é feito em conjunto com preparadores físicos e fisioterapeutas.
Medicina legal - Fazer autópsias, investigações de paternidade e exame de corpo de delito.
Medicina social - Prevenir e tratar enfermidades específicas de grupos sociais definidos, como crianças, idosos, trabalhadores e comunidades.
Medicina do trabalho - Prevenir e tratar moléstias causadas pela atividade profissional. Checar as condições de trabalho nas empresas.

Ambiente de Trabalho
Não falta emprego para o médico em hospitais, clínicas e postos de saúde. Uma grande parte atua ainda em consultório próprio. Pode também trabalhar como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da medicina.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
O interesse por questões científicas e sociais, facilidade de se comunicar e de lidar com o público, boa coordenação motora, atenção para detalhes e concentração ajudam na profissão.
O registro no Conselho Regional de Medicina é obrigatório.