Profissão: Fisioterapia
» Voltar
Descrição
É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões.
O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postur. Para isso, usa métodos de reabilitação, como massagem e ginástica, e faz tratamentos utilizando água, calor, frio e aparelhos especiais.
Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiências físicas e mentais.

Atuação
Afecções respiratórias - Ensinar exercícios respiratórios para doentes acamados ou com bronquite, asma e enfisema pulmonar. Cuidar de pacientes em UTI.
Dermatologia - Fazer massagens e aplicar raios laser, ultravioleta ou infravermelhos para evitar retração das articulações musculares e acelerar o processo de cicatrização.
Estimulação precoce - Ajudar no desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos.
Fisioterapia do trabalho - Prevenir e tratar moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho.
Geriatria e Gerontologia - Estimular a musculatura, evitar seu enrijecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.
Gestantes - Ensinar exercícios musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e posturais em mulheres grávidas e treiná-las para o parto.
Neurologia - Ajudar doentes com traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia a recuperar a coordenação motora.
Ortopedia e traumatologia - Usar eletroterapia, termoterapia e hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações.
Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura.
Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismo.

Ambiente de Trabalho
Tranqüilo nos consultórios, hospitais e clínicas; o fisioterapeuta também pode trabalhar em piscina e ambientes ao ar livre.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Habilidade manual, sensibilidade, facilidade de lidar com o público, paciência, precisão, atenção para detalhes podem ajudar na profissão.
É obrigatório o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.