Profissão: Farmácia
» Voltar
Descrição
O farmacêutico pesquisa e prepara remédios, cosméticos e produtos de higiene pessoal; investiga, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição, observando as reações que provocam no organismo. Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas e dos padrões sanitários. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública.

Atuação
Alimentos - Analisar a ação de substâncias nutritivas no organismo humano. Controlar a qualidade dos alimentos industrializados ou feitos artesanalmente.
Análises clínicas - Desenvolver exames laboratoriais para o diagnóstico de doenças.
Análises toxicológicas - Verificar a contaminação por produtos químicos (drogas ou medicamentos) de alimentos, pessoas, animais, plantas e ambientes.
Farmácia - Prepara medicamentos conforme as prescrições de médicos, dentistas e veterinários. Controlar a distribuição no mercado e o prazo de validade dos remédios.

Ambiente de Trabalho
Indústrias, farmácias, laboratórios, salas de aula. Seja qual for o caminho escolhido, o ambiente de trabalho exige concentração e responsabilidade

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Ajudam na profissão, facilidade de lidar com números, exatidão, concentração, atenção para detalhes, interesse por questões científicas.
É obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.