Profissão: Radialismo e Televisão
» Voltar
Descrição
O radialista é a pessoa da comunicação imediata. Ele entende das técnicas e atividades ligadas à criação, produção e direção de programas de rádio e televisão. Mais recentemente, começa a entender de programas para a internet, mas ainda não são todas as escolas que preparam para essa especialização. Esse profissional realiza quase todas as tarefas de execução de programas jornalísticos, de variedades, esportivos, exceto as exclusivas do jornalista. Ele organiza o material necessário para a realização de um programa, orientando e supervisionando a equipe auxiliar. Redige textos, faz comentários, cuida da programação e seleção do som e ou imagem. Prepara vinhetas e efeitos especiais.

Atuação
Coordenação da programação - Administrar os recursos humanos, técnicos e financeiros de um programa ou emissora. Controlar a programação e a veiculação de comerciais, contratar profissionais e decidir a compra de materiais.
Roteiro, produção e direção - Escrever e adaptar roteiros, preparar pautas para entrevistas. Cuidar da infra-estrutura do programa, como cenários, equipamentos, equipe de gravação e convidados. Dirigir a captação de som e imagem, a edição e a sonorização.
Técnica - Operar equipamentos de filmagem, estúdios de gravação e ilhas de edição. Cuidar dos instrumentos de gravação, como câmeras, fitas, filmes, gravadores e monitores de vídeo.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida