Profissão: Esporte
» Voltar
Descrição
Atua como técnico ou preparador físico de atletas nas diversas modalidades esportivas. Como técnico, ensina as técnicas e as regras dos esportes e treina indivíduos e times profissionais e amadores na categoria de sua especialidade: futebol, natação, voleibol, basquetebol, judô, atletismo, entre outras. Como preparador físico, indica exercícios que ajudam a melhorar o condicionamento físico e o desempenho na prática esportiva.

Atuação
Consultoria e assessoria - Prestar serviços de informação, esclarecimento e aconselhamento sobre qualquer modalidade esportiva.
Trabalhar como analista esportivo, comentando o desempenho de atletas e equipes para jornais, revistas e programas de TV e rádio.
Iniciação esportiva - Ensinar regras e técnicas de um esporte específico. Orientar os exercícios físicos, com o objetivo de melhorar o desempenho de atletas e equipes esportivas.
Preparação técnica, tática e física - Orientar um atleta ou time sobre as melhores técnicas e táticas para a competição.
Promoção esportiva - Organizar, implantar, avaliar e administrar eventos esportivos em clubes, federações, organizações esportivas nacionais e internacionais, como comitês olímpicos, e órgãos públicos ligados ao esporte.

Ambiente de Trabalho
Em geral, esse profissional trabalha em clubes, associações, colégios, faculdades e escolinhas de esporte, locais em que costuma disputar vagas com os formados em educação física. Atua também nas áreas de marketing esportivo, administração de clubes e órgãos públicos voltados para o esporte e na organização e promoção de eventoss, torneios e competições.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Disposição, liderança, facilidade de comuncar-se e trabalhar em equipe, criatividade, bom preparo físico, organização e paciência podem ajudar na profissão.