Profissão: Enfermagem
» Voltar
Descrição
O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde e na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à Psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exame físico e entrevista, faz um pré-diagnóstico, que auxilia o médicoo a determinar o tratamento mais adequado, e verifica a melhor maneira de executar suas orientações, aplicando os cuidados necessários. É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. Ao contrário do que se pensa, a enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é a saúde coletiva, em que o profissional atua na comunidade - na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também, dessa forma, um trabalho educativo. Outra opção é a carreira cacadêmica, em que ele pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos. Aumenta a procura por esse profissional no atendimento domiciliar.

Atuação
Enfermagem geral - Organizar e dirigir os serviços de enfermagem.
Gerenciar o trabalho dos técnicos e auxiliares nas unidades de enfermagem.
Participar do controle de qualidade no que se refere à escolha de equipamento e produtos hospitalares.
Enfermagem médico-cirúrgica - Organizar e supervisionar os centros cirúrgicos, providenciando e mantendo adequados os instrumentos necessários às cirurgias.
Prestar assistência global a pacientes em unidades médicas, centros cirurgicos, unidades de terapia intensiva (UTI´s), prontos-socorros e unidades de hemodiálise.
Enfermagem obstétrica - Executar programas de planejamento familiar.
Acompanhar a gestação, o parto e a amamentação.
Enfermagem pediátrica - Prestar assistência de enfermagem a recém-nascidos e crianças em UTI´s, hospitais, clínicas pediátricas e creches.
Enfermagem psiquiátrica - Prestar assistência de enfermagem a pacientes com distúrbios psíquicos ou comportamentais em qualquer unidade do hospital ou em hospitais especializados.
Participar de programas relacionados às políticas de saúde.
Enfermagem em saúde pública - Executar programas de saúde da comunidade e de educação sanitária em centros de saúde e de ensino.
Trabalhar na investigação e controle de doenças transmissíveis, endemias, surtos e epidemias.
Ensino - Lecionar nos cursos de formação de técnicos e auxiliares de enfermagem, em faculdades e nos cursos de pós-graduação. Para isso, é obrigatória a licenciatura.

Ambiente de Trabalho
Em todos os lugares que atua - hospitais, clínicas, ambulatórios, prontos-socorros, creches, asilos, escolas - o enfermeiro tem que estar preparado para enfrentar situações de emergência.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado - Licenciatura
É obrigatório o registro no Conselho Regional de Enfermagem
Dedicação, paciência, atenção para detalhes, exatidão, meticulosidade, senso de organização, rapidez, liderança, equilíbrio emocional, habilidade manual, dinamismo, facilidade em lidar com pessoas podem ajudar na profissão.