Profissão: Educação Física
» Voltar
Descrição
A Educação Física promove a saúde e a capacidade física das pessoas, por meio de atividades corporais e exercícios físicos.
O profissional prepara a criança ou adulto para o esporte. Ele é encarregado das atividades que envolvem esforços físicos, definindo a atividade mais adequada para cada tipo de pessoa. Orienta a postura, a intensidade dos exercícios e sua freqüência.
Utiliza-se de técnicas científicas para melhorar o desempenho muscular, cárdio-respiratório e a flexibilidade de estudantes e atletas.

Atuação
Condicionamento Físico - Dar aula de ginástica coletiva e individual para melhorar as condições musculares e cardiovasculares de crianças, adultos e idosos.
Consultoria e assessoria - Orientar órgãos públicos e empresas privadas sobre programas de educação física para funcionários. Avaliar programas educativos em centros comunitários, parques, hospitais, clínicas, spas, creches, navios, casas de menores carentes e penitenciárias.
Ensino - Com licenciatura, dar aulas em escolas de nível fundamental e médio; com mestrado, lecionar em faculdades.
Grupos especiais - Trabalhar com gestantes, deficientes físicos e mentais, pessoas com doenças cardíacas, problemas de coluna ou musculares.

Ambiente de Trabalho
O ambiente costuma ser descontraído. O educador físico pode trabalhar em áreas abertas com muito verde, como parques, ou em espaços fechados, como academias e escolas.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado - Licenciatura
Boa coordenação motora, preparo físico, concentração, facilidade em comunicar-se e lidar com o público, atenção, paciência, meticulosidade.