Profissão: Ecologia
» Voltar
Descrição
O bacharel em ecologia investiga a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas. Analisa o impacto das atividades do ser humano sobre o meio ambiente e procura soluções capazes de evitar os eventuais desequilíbrios ecológicos que elas possam provocar. Em laboratório, faz pesquisas com espécies vegetais e animais e estuda o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flra e a saúde humana. Elabora planos para a proteção dos recursos ambientais.

Atuação
Avaliação de riscos e impactos ambientais - Fiscalizar obras que possam interferir no meio ambiente. Elaborar relatórios de impacto ambiental.
Consultoria ambiental - Trabalhar em planos diretores de cidades e no controle da emissão de poluentes industriais. Assessorar governos e empresas em questões referentes à preservação do meio ambiente. Projetar estações ecológicas, parques florestais e zoológicos.
Diagnóstico dos meios físico, biológico e antrópico e suas inter-relações - Estudar solo, clima, recursos hídricos, flora, fauna e atividade humana em locais onde serão instaladas indústrias ou empresa de mineração.
Educação agmbiental - Montar programas educativos para reservas ecológicas e parques. Dar palestras e orientar professores sobre como tratar o tema em sala de aula.
Recuperação e manejo do ecossistema - Recuperar áreas devastadas. Decidir a melhor forma de ocupar uma região sem agredir a natureza.
Turismo - Montar programas de viagens ecológicas e orientar os turistas durante os passeios.

Ambiente de Trabalho
O ecólogo trabalha junto à natureza. Atua em escritórios de consultoria ambiental, instituos florestais, parques, zoológicos e órgãos do governo.

Formação exigida
- Superior: Curso Seqüencial - Bacharelado
Espírito investigativo, senso de observação, interesse por temas científicos e questões sociais, gosto pela natureza, atualização, iniciativa, capacidade de análise são características que ajudam na profissão.