Profissão: Ciências Biomédicas
» Voltar
Descrição
É a área das ciências biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, para suas causas e para os meios de tratá-las. O biomédico estuda, identifica e classifca os microorganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-los. Realiza exames e interpreta os resultados de análises clínicas e bromatológicas (de alimentos) para diagnosticar doenças e verificar contaminações alimentícias. Esse profissional passa boa parte do tempo em laboratórios de hospitais, indústrias farmacêuticas ou em órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Trabalha em parceria com químicos, bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos na busca da cura ou da erradicação de doenças. O biomédico é um profissional cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, graças ao desenvolvimento das pesquisas genéticas e da biotecnologia.

Atuação
Análises ambientais - Realizar análises físico-químicos e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água e esgoto.
Análises bromatológicas - Realizar análises para aferição da qualidade de alimentos.
Análises clínicas - Realizar as coletas e análises, assumir a responsabilidade técnica e firmar laudos e pareceres.
Análises hematológicas - Realizar a coleta, análise, assumir a responsabilidade técnica, firmar laudos e pareceres com objetivo de auxiliar nos hemocentros, centros de transplante de órgãos e outras atividades do setor.
Análises moleculares - Biossíntese de macromoléculas, diagnóstico pelo uso de ácidos nucleicos, engenharia genética.
Anatomia - Estudar a forma e a estrutura dos seres vivos.
Bioengenharia - Desenvolvimento de software, equipamentos e afins, de uso em pesquisa, diagnóstico e melhoria do bem estar do indivíduo.
Biofísica - Pesquisar os processos fisiológicos dos organismos vivos. Operar equipamentos de tomografia e ressonância magnética.
Biologia molecular - Investigar as funções das células e o papel das proteínas e genes no desenvolvimento do organismo.
Bioquímica - Estudar a natureza dos organismos vivos e os processos químicos que neles ocorrem.
Biotecnologia - Desenvolver vacinas e remédios, a partir da manipulação de microorganismos.
Citologia oncótica (citologia esfoliativa) - Realizar a coleta, análise, assumir a responsabilidade técnica e firmar laudos e pareceres.
Comércio de bioderivados - Assumir a responsabilidade técnica para as empresas que comercializam produtos, excluídos os farmacêuticos, para laboratórios de análises clínicas e bioderivados
Docência no ensino médio profissionalizante, na área de sua competência, obedecida a legislação em vigor.
Farmacologia - Pesquisar a natureza e a ação dos medicamentos no organismo.
Genética - Investigar as leis da hereditariedade e estudar as características de anomalias, para poder interferir em processos de fecundação.
Hemodiálise - Monitoramento da qualidade da água (físico-químico e microbiológico)
Histologia - Estudar a estrutura e as funções dos tecidos e órgãos.
Imagenologia - Ultrassonografia, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, dentre outros (excluído o laudo).
Imunologia - Examinar os sistemas de defesa do corpo humano e animal.
Marketing - Ajudar na definição da imagem do produto nas mídias.
Parasitologia - Observar os parasitas de vegetais ou animais.
Patologia - Pesquisar as doenças, as mudanças causadas por elas, seu diagnóstico e tratamento.
Pesquisa científica básica ou aplicada, em instituições públicas e privadas, como coordenador ou executante em área de sua competência (Bioquímica, Biofísica, Biologia molecular,Microbiologia, Engenharia Genética, Farmacologia, Patologia, Imunologia, dentre outras
Produção e análise de bioderivados - Assumir a responsabilidade técnica de produção, execução e controle da qualidade de insumos biológicos como reagentes, soros e vacinas dentre outros.
Psicobiologia - Estudar as drogas que atuam no sistema nervoso central, como psicotrópicos e antidepressivos.

Ambiente de Trabalho
Indústrias farmacêuticas, bancos de sangue, centros de pesquisa, laboratórios de análises clínicas são alguns dos locais de trabalho dos biomédicos

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Ajudam na profissão: boa memória, facilidade de concentração, atenção, exatidão, meticulosidade, paciência, iniciativa, atualização, capacidade de análise.
Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Biomedicina.