Profissão: Agronomia
» Voltar
Descrição
O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agribusiness - desde o plantio ou a criação de rebanhos até a comercialização da produção. Ele palneja, organiza e acompanha o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento, a distribuição e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. Para essas atividades, utiliza o computador, informando-se sobre novas tecnologias e pesquisas científicas na área, calculando estoques e checando na internet a cotação dos produtos nas bolsas de valores internacionais.

Atuação
Agroindústria - Coordenar pesquisas, criar adubos, agrotóxicos e rações, orientar na fabricação de máquinas agrícolas, beneficiar, acondicionar e conservar produtos.
Agrometeorologia - Analisar dados meteorológicos e estabelecer os procedimentos para cada cultura.
Economia agrícola - Assessorar ou gerenciar empresas rurais. Trabalhar junto a bancos e instituições ligadas ao crédito rural.
Engenharia Rural - Orientar a construção deprédios rurais e sistemas de drenagem e irrigação.
Entomologia - Pesquisar insetos, bactérias e fungos para combater as pragas.
Fitotecnia - Controlar o uso de sementes, adubos e agrotóxicos.
Melhoramento animal e vegetal - Usar a biotecnologia e a engenharia para criar espécies mais produtivas e resistentes.
Parques e jardins - Instalar parques, evitar deslizamentos e erosão, reabilitar terras danificadas.
Recursos naturais e ecologia - Recuperar regiões degradadas e zelar pela exploração racional do solo, vegetação, água, fauna e flora.
Solos - Analisar e corrigir solos utilizando adubos e práticas de cultivo.
Topografia - Planejar propriedades rurais. Coordenar a medição de terrenos, definir seus limites, determinas áreas para obras de infra-estrutura.

Ambiente de Trabalho
O agrônomo pode trabalhar no campo (fazendas e cooperativas agrícolas) ou nas cidades (secretarias públicas, como a de administrações), laboratórios, universidades e indústrias.

Formação exigida
- Profissionalizante
- Superior: Bacharelado
Habilidade para lidar com números, curiosidade, espírito empreendedor, domínio do inglês e da informática, boa capacidade de relacionamento e de comunicação, dinamismo, gosto pelo trabalho ao ar livre e pelo contato com os animais são características que ajudam na profissão.
Para trabalhar é preciso obter registro no Crea.