Profissão: Matemática
» Voltar
Descrição
O matemático usa a alógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Com base em teorias e análises, desenvolve novas aplicações dos cálculos matemáticos na pesquisa pura e nas mais diversas áreas de atividade econômica, como indústria, comércio e serviços. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia. Seu mercado de trabalho tradicional está nas áreas econômicas, financeira, física, de pesquisa e no ensino fundamental, médio e superior.

Atuação
Ensino - Dar aulas em escolas de níveis fundamental e médio, em cursinhos pré-vestibulares e em universidades.
Matemática aplicada - Utilizar princípios, teorias, métodos e sistemas da Matemática pura para solucionar problemas das ciências e da tecnologia.
Usar a Matemática em questões como planejamento urbano ou econômico, produção de bens e organização de sistemas de informação.
Nesse campo, pode-se escolher entre análise numérica, economia matemática ou física matemática. Matemática pura - Estudar problemas, sistemas e modelos teóricos da Matemática. Pesquisar estruturas lógicas a partir de situações abordadas em outras ciências, como Física e Biologia.

Ambiente de Trabalho
Tanto no setor empresarial como na pesquisa acadêmica, este profissional precisa de grande concentração para realizar seu trabalho.

Formação exigida
- Superior: Licenciatura e Bacharelado
Habilidade para lidar com números com números, exatidão, raciocínio abstrato, capacidade de resolver problemas, concentração.