Consulta de Concursos
Instituto Rio Branco

Escolaridade: Nível Superior
Cidade:
Estado:
Salário: 13.623,19
Situação:

Descrição: O Instituto Rio Branco (IRBr) divulgou o novo edital para realização de concurso de admissão à carreira de Diplomata. Contando com a colaboração do CESPE/UnB, em parceria com o IRBr, o concurso oferece 30 vagas na carreira (duas para portadores de deficiência) e será composto por uma prova objetiva e provas escritas.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter curso de graduação de nível superior e idade mínima de 18 anos. Os classificados e convocados ingressarão no cargo da classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário) e serão matriculados no Curso de Formação do IRBr. A remuneração inicial no Brasil é de R$ 13.623,19.

As inscrições ao concurso poderão ser efetuadas na página eletrônica disponibilizada pelo CESPE (http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_13_diplomacia), no período entre 10 horas do dia 25 de junho de 2013 e 23 horas e 59 minutos do dia 9 de julho de 2013 (horário oficial de Brasília/DF). O investimento é de R$ 160.

A prova objetiva (1ª fase) será constituída de questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público. Essa prova será aplicada na data provável de 18 de agosto de 2013, às 10h (1ª etapa) e às 15 horas (2ª etapa), em locais e horários definitivos a serem disponibilizados pelo Cespe a partir de 9 de agosto de 2013. Os gabaritos oficiais preliminares das questões da prova objetiva serão divulgados até às 19 horas de 20 de agosto de 2013, provavelmente.

Nas provas escritas (2ª, 3ª e 4ª fases) serão cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa.

As fases serão realizadas simultaneamente nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

A segunda fase de provas deste concurso (prova escrita de Língua Portuguesa) ocorrerá no dia provável de 15 de setembro de 2013. A terceira e quarta fases do concurso serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, 2, 3, 9 e 10 de novembro de 2013.

O Instituto Rio Branco (www.institutoriobranco.mre.gov.br/pt-br/) foi fundado em 1945 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, em processo contínuo de formação: o Curso de Formação, na etapa inicial da carreira; o Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas (CAD), para Segundos Secretários e o Curso de Altos Estudos (CAE) para Conselheiros.

Veja o edital completo e todas as atualizações do concurso na página eletrônica do Cespe/UnB