Profissão: Estatística
» Voltar
Descrição
O estatístico envolve-se em todas as etapas de uma pesquisa. Ele planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e mediações. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamentos populacionais, pesquisas eleitorais ou lançamento de produtos no mercado de consumo. Na indústria, também acompanha os testes de qualidade dos produtos e ajuda a fazer a previsão de vendas. Em laboratórios, cria tabelas que sistematizam os resultados de experimentos e pesquisas.

Atuação
Controle de qualidade - Analisar os dados do processo de fabricação para manter ou melhorar um produto.
Estatística aplicada - Aplicar a Estatística em qualquer área de conhecimento. Em economia, por exemplo, você pode pesquisar a distribuição de renda; na agricultura, controlar a produção de sementes; em administração, fazer o censo populacional.

Ambiente de Trabalho
O estatístico necessita de ambientes tranqüilos para estabelecer metodologias e fazer análise de dados.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado.
Ajudam na profissão: visão crítica, facilidade de lidar com números e cálculos, interesse por questões científicas e sociais, concentração, atenção para detalhes.