Profissão: Ciências Econômicas
» Voltar
Descrição
O economista estuda todos os fenômenos relacionados com a produção e com o consumo de bens de serviços, que envolvam dinheiro ou não. Ele ajuda a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos nos mais diferentes setores de produção - comércio, serviços, indústria ou finanças. Esse profissional se dedica a grandes questões, como as referentes a um país ou a uma região, mas também a problemas de empresas ou investidores individuais. Graças a essa versatilidade, encontra trabalho em empresas privadas, institutos e órgãos públicos, municipais, estaduais e federais. Por causa das transações e das trocas com o exterior, são boas as oportunidades nos setores de agroindústria e de comércio internacional.

Atuação
Comércio internacional - Estudar as oportunidades de importação e exportação de mercadorias e as tedências do mercado.
Economia agrícola - Analisar e planejar as atividades produtivas de empresas agropecuárias.
Economia urbana - Estudar soluções para os problemas econômicos de uma cidade, verificando as necessidades da comunidade.
Finanças públicas - Definir a política econômica de um país, Estado ou município. Equilibrar a receita e a despesa do governo e estudar as conseqüências sociais das medidas econômicas.
Recursos humanos e do trabalho - Analisar o comportamento do mercado de trabalho de diferentes setores da economia. Verificar dados como taxa de desemprego e massa salarial. Definir planos de cargos e salários em empresas provadas.
Sistema financeiro - Analisar a viabilidade de projetos e créditos da firma. Trabalhar no planejamento e controle financeiro da empresa.
Tecnologia e desenvolvimento - Avaliar os impactos econômicos e sociais da introdução de novas tecnologias e produtos no mercado. Estudar a viabilidade de projetos industriais e urbanos, considerando o meio ambiente.

Ambiente de Trabalho
A área financeira é o setor mais nervoso e agitado em que trabalham os economistas. Os que formulam políticasgovernamentais costumam estar no centro de polêmicas.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Podem ajudar na profissão: habilidade em lidar com números, capacidade de análise e avaliação, interesse por questões sociais, organização, objetividade, espírito empreendedor e investigativo, atualização, facilidade de adaptação.