Profissão: Artes Cênicas
» Voltar
Descrição
O bacharel em Artes Cênicas utiliza voz, gestos, movimentos e recursos cênicos para transmitir idéias e emoções ao público, divulgando a cultura e fazendo críticas sociais. Atua em espetáculos exibidos em teatros e casas noturnas ou em telenovelas e comerciais para a TV. Pode entreter os participantes de eventos empresariais e visitantes de parques temáticos. De qualquer modo, enfrenta a concorrência de atores sem formação acadêmica. Aos profissionais é reservado o mercado de dublagem, que se tem ampliado graças às TV´s por assinatura.

Atuação
Cenografia - Determinar todos os elementos do cenário, como objetos, móveis, cores, adereços. Definir a utilização do palco para a movimentação dos atores.
Direção Teatral - Escolher texto, elenco, orinetar atores durante os ensaios, acompanhar cenografia, iluminação, figurino, sonoplastia e definir trilha sonora.
Dramaturgia - Escrever roteiros ou adaptar textos para teatro, cinema e televisão.
Ensino - Dar aulas para o ensino fundamental e médio. Estabelecer programas teatrais e orientar grupos em centros culturais e associações de bairro. Ser responsável pelo acervo de arte de bibliotecas e museus.
Interpretação teatral - Utilizar técnicas de representação para caracterizar um personagem, valendo-se de ensaios e exercícios vocais e corporais.
Teoria do teatro - Estudar e pesquisar a arte dramática. Escrever livros didáticos. Trabalhar como crítico em jornais, revsitas, rádio e TV.

Ambiente de Trabalho

Formação exigida