Profissão: Ciências Contábeis
» Voltar
Descrição
Além de controlar todo o dinheiro que entra e sai da empresa, ele pode ajudar em questões gerenciais.
Durante muito tempo, o contador desempenhou, basicamente, uma única função: o controle do patrimônio, da rensa e do fluxo de transações de uma empresa. Assim, cabia a ele registrar todos os gastos efetuados pela organização empresarial, desde a compra de uma simples caneta até a aquisição de um novo imóvel, por exemplo. Também era sua obrigação administrar todos os pagamentos a serem efetuados e o dinheiro a ser recebido, além de manter-se informado a respeito da legislação fiscal e das mudanças econômicas do país. Ao final do mês, organizava um balancete computando os créditos e débitos (lucro/prejuízo). Tudo com um objetivo: permitir que a empresa se mantivesse de acordo com a lei e não fosse punida por irregularidades. Hoje, muita coisa mudou, principalmente para aqueles que trabalham em empresas de grande porte. O contador, agora, não só cuida de créditos, débitos externos, como sempre fez mas tamb[ém contribui no aspecto gerencial das empresas. Ele toma como base a análise das contas, movimento do caixa, sua avaliação a respeito de quais setores estão funcionando bem e quais apresentam problemas e, com tudo isso em mãos orienta de que maneira a empresa melhorar seu desempenho financeiro. Outra função que o contador pode exercer é a de auditor, verificando se o trabalho do contador não apresenta erros. Muitos grupos empresariais têm este funcionário em seus quadros; outros contratam empresas de auditoria externa para esta tarefa. O contador também pode se tornar um perito trabalhista, contábeil ou cível. Atendendo a um pedido judicial, este especialista examina as contas de uma empresa para verificar se os números por ela apresentados estão corretos.

Atuação
Contabilidade agropecuária - Controlar a rentabilidade de safras, rebanhos e os gastos de empresas rurais. Contabilidade bancária - Gerenciar as atividades operacionais e contábeis de bancos. Contabilidade de cooperativas - Administrar os recursos financeiros e materiais de cooperativas. Contabilidade de custos - Levantar os custos das várias áreas de uma empresa, reduzir ou eliminar despesas desnecessárias e controlar estoques. Contabilidade pública - Gerenciar as finanças de empresas públicas.

Ambiente de Trabalho
Costuma ser tranqüilo. Fica agitado quando o fim do mês está próximo, pois ele tem de fechar o balancete da empresa, ou antes do término do ano, quando tem de concluir o balanço anual.

Formação exigida
Os dois primeiros anos trazem matérias básicas, como sociologia, português, economia e administração.
No terceiro ano começam as aulas práticas de análise de balanços, orçamentos e softwares específicos.
O estágio de seis meses é obrigatório.
Algumas escolas exigem, ainda, monografia de conclusão de curso.
Fique preparado para estudar legislação tributária. O contador precisa conhecer bem as leis que regem taxas e impostos.
Duração média: quatro anos