Profissão: Ciência da Computação
» Voltar
Descrição
Ele pode atuar em todas as áreas da informática e tem um bom campo de trabalho.
A formação deste cientista lhe permite dedicar-se a um amplo leque de atividades na área da informática. Ele deve possuir não só conhecimentos teóricos abrangentes e aprofundados da computação, necessários para a construção de equipamentos e dispositivos (os chamados hardwares), como também afinidade com o setor operacional, para o desenvolvimento de bancos de dados, planilhas, sistemas operacionais, ambientes de rede, programas de multimídia (os softwares).
O cientista da computação é um profissional privilegiado, pois dificilmente fica sem trabalho. Seu campo de atuação é extenso e está em franco crescimento.
No início da década de 1990, quando a informatização chegou para valer ao Brasil, existiam poucos profissionais desta área no mercado. Muitos deles não possuíam cursos especializados e muito menos formação superior, devido exatamente a essa pouca competitividade. Hoje a situação é muito diferente, e os profissionais mais qualificados têm tido a preferência na hora de arrumar emprego. A vantagem de quem possui o curso superior em Ciência da Computação é o domínio mais aprofundado dessa área de conhecimento sobre os demais cursos oferecidos, como o que forma analista de sistema. O cientista da computação pode atuar em desenvolvimento de projetos de sistemas administrativos e financeiros, na automação de escritórios, em projetos científicos e até mesmo em análise de sistemas.

Atuação
Desenvolvimento de softwares aplicativos - Desenvolver programas para uso específico. Montar e programar redes de computadores em empresas e escritórios. Elaborar programas genéricos, como processadores de textos, planilhas eletrônicas e programas de multimídia.
Desenvolvimento de softwares básicos - Criar programas essenciais para o processamento da informação ou utlizados na produção de aplicativos.
Ensino - Dar aulas em cursinhos de informática, em escolas de ensino fundamental e médio e em faculdades que tenham no currículo disciplinas ligadas à computação, como Estatística, Jornalismo, Matemática e Publicidade.
Perícia e auditoria - Avaliar problemas e descobrir erros em sistemas operacionais de bancos e grandes organizações públicas ou provadas.

Ambiente de Trabalho
O profissional desta área trabalha habitualmente em lugares fechados como escritórios, indústrias e centros de pesquisa.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Agilidade, flexibilidade, espírito de equipe, habilidade de se comunicar e resolver problemas, capacidade de análise, raciocínio abstrato, facilidade em lidar com números, ajudam na profissão.