Profissão: Ciências Atuariais
» Voltar
Descrição
Esse profissional calcula as parcelas e os prêmios de diferentes tipos de seguro e de plano de saúde, de aposentadoria e de título de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de danos e perdas e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a serem pagos. É ele também quem define as reservas que as empresas devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, utiliza conhecimentos aprofundados de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O enorme crescimento dos planos de previdência privada e de seguro-saúde verificado no país torna o mercado altamente atrativo, principalmente por causa da carência especialistas na área.

Atuação
Auditoria Atuarial - Fiscalizar a situação financeira de empresas seguradoras e de previdência.
Consultoria de balanços e projetos - Fazer projetos de financiamentos e de emissão de obrigações, determinando os direitos e devers do financiado e da seguradora, com base nos dados do mercado financeiro. Preparar balanços de empresas seguradoras e de previdência.
Estimativas e análises - Calcular o valor de seguros, fazer a demonstração matemática do funcionamento de planos e definir as cláusulas das apólices.
Planejamento de reservas - Programas as finanças de seguradoras, empresas de medicina de grupo e instituições de previdência.

Ambiente de Trabalho
Bancos, entidades seguradoras, de previdência privada ou fundos de pensão, órgãos governamentais, companhias de capitalização são locais em que é necessária a atividade atuarial.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Ajudam na profissão: habilidade para lidar com números, facilidade de análise, boa memória, meticulosidade, atenção, capacidade de inovar e de racionar de acordo com planos e objetivos, atualização, raciocínio abstrato e flexibilidade.