Profissão: Publicidade e Propaganda
» Voltar
Descrição
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas de publicidade, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. após analisar essas informações, escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Então, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. Em agências, publicitárias, dedica-se à criação, À mídia, à produção ou ao planejamento administrativo. no departamento de marketing de empresas, elabora estratégias de venda.

Atuação
Atendimento e contato - Fazer a ligação entre o cliente e a agência. Calcular o custo da campanha, prestar conta dos gastos, acompanhar o trabalho de criação e a produção das peças.
Criação - Elaborar as peças publicitárias (anúncios impressos e eletrônicos e comerciais para rádio e TV). Esse trabalho reúne especialistas em arte e texto.
Marketing - Estudar as necessidades e expectativas do mercado para definir a estratégia de lançamento e a sustentação publicitária do produto.
Mídia - Planejar a divulgação das peças publicitárias pelos diferentes veículos de comunicação e acompanhar a qualidade da veiculação. Negociar a compra de espaço publicitário, com base em dados sobre audiências dos programas ou tiragem de jornais e revistas.
Pesquisa de mercado - Pesquisar perfil, comportamento e hábitos de consumo do público-alvo, que vão servir de base para definir a linha de criação da campanha ou da peça. Avaliar os resultados da campanha junto ao público.

Ambiente de Trabalho
Costuma ser muito agitado e pode tornar-se estressante, dependendo do lugar em que o publicitário atuar.

Formação exigida
- Superior: Bacharelado
Criatividade, senso artístico, imaginação, facilidade para lidar com números e com a linguagem, capacidade de transmitir idéias, dinamismo, liderança, podem ajudar na realização da profissão.