Profissão: Música
» Voltar
Descrição
É a arte e a técnica de criar melodias combinando ritmos e sons vocais, instrumentais, acústicos ou eletrônicos.
Esse bacharel pode compor, interpretar ou reger obras eruditas e populares, de acordo com a especialização. O compositor cria peças e anota-as em partituras para serem executadas por instrumentistas e cantores. O maestro coordena ensaios e dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. O músico pode ser especialista na execução de um determinado instrumento ou dedicar-se ao canto. Atua em concertos, espetáculos, cria jingles para filmes comerciais e publicitários e dá aulas. cada vez mais tem de estar inteirado dos sofisticados programas de computação que controlam o registro e a edição de arranjos musicais em equipamentos digitais de reprodução e gravação.

Atuação
Canto - Trabalhar como solista, integrar grupos vocais ou organizar corais em escolas e outras instituições.
Composição - Criar músicas e letras para conjuntos, bandas e orquestras. Elaborar partituras para diferentes instrumentos.
Comunicação - Compor trilhas sonoras para TV, cinema e teatro e jingles publicitários. Fazer a edição musical de desfiles de moda e musicalizar CD-Room’s e peças de vídeo-arte.
Ensino - Dar aulas de educação musical em escolas de nível fundamental e médio ou de música. Com mestrado ou doutorado, lecionar no ensino universitário.
Instrumentos - Estudar executar peças musicais, atuar como solista ou em conjuntos musicais e orquestras.
Regência - Preparar, ensaiar e dirigir apresentações de orquestras, grupos instrumentais e corais. Selecionar as obras e os músicos que vão executá-las. Orientar instrumentistas e cantores sobre o tipo de interpretação que deseja.

Ambiente de Trabalho
Normalmente compõe em locais tranqüilos e fechados, mas pode se apresentar em lugares movimentados como bares. Deve ter disponibilidade para viajar.

Formação exigida
- Profissionalizante
- Superior: Bacharelado
Podem ajudar na carreira: sensibilidade, criatividade, habilidademusical, ouvido apurado, imaginação, flexibilidade, persistência, curiosidade, perseverança, dedicação.