Profissão: Moda
» Voltar
Descrição
É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências do mercado.
O profissional da moda e bijuterias, define estilos e modelagens e promove a comercialização dos artigos. Analisa tenedências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo. Esse bacharel se responsabiliza pelas matérias-primas e desenha estampas e modelos na indústria da confecção. O especialista em negócios, que entende de marketing, pesquisa o mercado e estabelece estratégias para campanhas de lançamento de produtos e cuida da promoção de suas vendas. Pode ainda, trabalhar no departamento de compras de grandes magazines.

Atuação
Arquitetura Promocional - Projetar e montar vitrines, show-rooms e estantes.
Coordenadoria de moda - Assessorar lojas na compra de mercadorias adequadas ao seu público e dentro das tendências mundiais da moda. Orientar a distribuição dos produtos nas vitrines e prateleiras. Divulgar as novas coleções pela imprensa.
Design têxtil - Criar tecidos e estampas para os setores de fiação, malharia, tecelagem e estamparia.
Estilismo - Desenvolver coleções de roupas e acessórios, definindo estilos a partir da pesquisa das tendências de moda. Organizar desfiles para a indústria de confecções. Criar fibras, fios, tecidos e pigmentos.
Fotografia de moda - Produzir fotos publicitárias. Fazer direção de imagem ou de arte e produção de moda em revistas especializadas.
Gerência de produto - Supervisionar o desenvolvimento de produtos novos, pesquisar o potencial de mercado e elaborar estratégias de venda.

Ambiente de Trabalho
Nas indústrias há salas amplas, mas o barulho das máquinas dificulta a concentração; além disso, a exigência de prazos causa estresse. Os ateliês são mais tranqüilos.

Formação exigida
- Profissionalizante
- Médio: Técnico
- Superior: Bacharelado