Profissão: Desenho Industrial
» Voltar
Descrição
É a criação de objetos utilitários para a produção industrial, considerando critérios de funcionalidade e estética.
O desenhista industrial tem duas áreas de trabalho bem distintas: a de criação de objetos e a de programação visual.
Na concepção e na elaboração do projeto de uma peça, estuda sua função, seu uso, a facilidade de manipulação e a praticidade. Para isso, pesquisa novos materiais e tecnologias de fabricação, procurando diminuir os custos de produção. Pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, máquinas ou equipamentos industriais. Na programação visual, concebe marcas, logotipos, sistemas de sinalização e projetos gráficos de livros, revistas, jornais e folhetos, preocupando-se com a forma mais eficaz de passar uma informação ou uma idéia.

Atuação
Produtos de apoio - Pesquisar e aplicar testes ergonométricos para desenhra cadeiras e outros móveis. Desenvolver sistemas e programas de design em informática. Executar modelos bi e tridimensionais, construir protótipos e moc-ups (simulações do original em três dimensões, feitas de papelão). Acompanhar a produção gráfica, fazer ilustrações e desenhos técnicos.
Produtos teóricos - Administrar departamentos de design em empresas, gerenciar produtos industriais.
Programação visual - Na área de animação, fazer vinhetas para televisão e filmes; em editoração, livros, jprnais e revistas; em home pages e novas mídias, audiovisuais e realidade virtual. Criar ilustrações publicitárias, marcas e logotipos. Manipular imagens com ilustração e foto digital. Fazer programação visual de folhetos, anúncios, formulários, sinalização aérea e de rua, produção gráfica e arquitetônica.
Projeto de produto - Criar produtos levando em conta aspectos estéticos, funcionais e utilitários. Definir material e tecnologia de fabricação e acompanhar a produção de equipamentos de automação, informática e médico-hospitalares, mobiliário para escritórios, máquinas agrícolas. Organizar e planejar estande e vitrines promocionais. Fazer ambientação comercial e profissional, layout e planejamento de escritórios. Projetar móveis. Na área arquitetônica, projetar e acompanhar a produção de esquadrias e divisórias, louças e metais sanitários.

Ambiente de Trabalho
Vive na frente do computador, concentrado em criar novos produtos. Muitas vezes, esse tipo de atividade torna-se estressante.

Formação exigida
- Médio: Técnico
- Superior: Bacharelado
Senso artístico, criatividade, facilidade para desenhar, imaginação, capacidade de trabalhar em equipe, dinamismo, atenção a detalhes, senso prático, habilidade para atuar sob pressão, com certeza ajudam na realização da profissão.