Profissão: Decoração
» Voltar
Descrição
É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade.
O decorador harmoniza móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, em um espaço, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando esses materiais segundo o uso do ambiente e adequando o projeto à personalidade, ao gosto, às necessidades e à disponibilidade financeira do cliente. Responsável pela administração do projeto, estabelece cronogramas, prazos e orçamentos, coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletrecistas. O cotidiano desse profissional inclui pesquisas, visitas a fornecedores e a clientes, além de ele ser cada dia mais requisitado para decorar festas e comemorações especiais, como casamentos ou inaugurações de lojas e fábricas.

Atuação
Gerenciamento - Supervisionar toda a execução do projeto de decoração. Além de comprar móveis, acessórios, tintas, tecidos e luminárias, o decorador é responsável pela contratação dos funcionários, administração do dinheiro, escolha dos materiais e coordenação da equipe de trabalho, formada por eletricistas, pintores e marceneiros, na montagem dos ambientes. Deve ainda fazer a manutenção dos espaços a cada seis meses.
Projetos - Preparar esboços, plantas e maquetes, detalhando a utilização do espaço, disposição de móveis e objetos, tipos de acabamentos, cores e iluminação. O decorador também pode desenhar móveis e objetos de decoração.

Ambiente de Trabalho
O decorador passa boa parte do seu tempo nos próprios ambientes que decora, como residências, escritórios, bares, casas noturnas, restaurantes, estandes de exposição em feiras ou eventos.

Formação exigida
- Profissionalizante.
- Médio: Técnico
- Superior: Bacharelado
Imaginação, criatividade, senso estético, habilidade de lidar com o público, curiosidade, capacidade de trabalhar em equipe, são características que colaboram na profissão.