Profissão: Dança
» Voltar
Descrição
O bacharel em Dança monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV. Também atua como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile, e está apto a dar aulas em academias e escolas que ofereçam a disciplina Educação Artística.

Atuação
Bailado ou dança - Executar movimentos criados por um coreógrafo em espetáculos de dança clássica, moderna ou folclórica.
Coreografia - A partir de idéias, músicas, textos ou roteiros, criar os movimentos para o bailarino dançar. Dirigir ensaios e fazer a preparação física dos dançarinos.
Direção de espetáculos - Acompanhar a montagem do espetáculo de dança e decidir as cenas com o produtor, o coreógrafo e o cenógrafo.
Ensaio - Treinar movimentos e coreografias com os bailarinos. Escolher detalhes técnicos e interpretativos para o espetáculo.
Ensino - Dar aulas em academias de dança ou em escolas de nível fundamental e médio.
Maître de balé - Especialização que só se consegue com a experiência e que permite cuidar do aperfeiçoamento técnico de uma companhia, orientando as aulas, assessorando a direção na seleção e avaliação do desempenho dos bailarinos, acompanhando ensaios e remontando coreografias.

Ambiente de Trabalho
Dependendo do evento ou do espetáculo de que participa, o dançarino encontra ambientes formais ou descontraídos, além do humor de diferentes platéias.

Formação exigida
- Profissionalizante
- Superior