Profissão: Artes Plásticas
» Voltar
Descrição
É a criação de obras, como pinturas ou esculturas, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário.
O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas. lidando com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais ou programas de computador. Ele expõe seus trabalhos em galerias, museus ou ligares públicos, ilustra livros e priódicos e pode dar aulas. Por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, faz vinhetas para a TV e páginas na internet. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações.

Atuação
Ensino - Lecionar em escola de nível fundamental e médio, associações de bairro, museus, centros culturais e bibliotecas, desde que sejam feitas as disciplinas de licenciatura.
Escultura - Criar formas tridimensionais em madeira, gesso, metais, argila, pedra ou cerâmica.
Gravura - Reproduzir em papel os desenhos gravados em relevo sobre uma matriz, que é coberta com tinta na hora da impressão. A gravação é feita com estiletes e crayons litográficos sobre pedra (litogravura), madeira (xilogravura), telas de seda ou náilon (serigrafia) ou chapas metálicas.
Multimídia - Criar e reproduzir obras artísticas utilizando técnicas não-convencionais como fotocópias, carimbos, vídeo, animação e computação gráfica.
Pintura e desenho - Representar formas abstratas ou figurativas usando lápis, nanquim, aquarela, tinta a óleo ou acrílica, resina ou esmalte. Trabalhar com espátulas, pincéis e suportes como tela, papel ou parede.

Ambiente de Trabalho
O ateliê, onde o artista plástico trabalha, costuma ser calmo, o que é fundamental para os que precisam de tranqüilidade para se concentrar em suas obras.

Formação exigida
- Profissionalizante
- Superior: Bacharelado