Profissão: Arquitetura e Urbanismo
» Voltar
Descrição
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, seguindo critérios de estética, conforto e funcionalidade.
O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais a serem usados na obra, levando em consideração o futuro uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão-de-obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização, logotipos e embalagens.

Atuação
Arquitetura de interiores - Organizar o espaço interno de uma construção. Definir acústica, temperatura, ventilação, cores, acabamentos, revestimentos e móveis.
Comunicação visual - Conceber a identidade visual de empresas, criando marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de livros e discos.
Decoração de interiores - Planejar a distribuição de móveis e objetos em um espaço, sugerindo materiais, estilos e cores.
Desenho industrial - Criar móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos a serem produzidos industrialmente.
Edificação e construção - Projetar e acompanhar a construção e reforma de prédios, controlar materiais e custos das obras.
Luminotécnica e instalação elétrica - Planejar a iluminação de grandes espaços ou superfícies, como shopping centers, indústrias e fachadas de edifícios.
Paisagismo e ambiente - Projetar parques, praças e fachadas de edifícios.
Pesquisa - Desenvolver novas técnicas de edificação, restaurar prédios de valor histórico.
Planejamento urbano - Junto com engenheiros, geógrafos e sociólogos, projetar avenidas, bairros e zoneamento urbano.

Ambiente de Trabalho
Escritórios particulares ou de órgãos públicos. Seu trabalho de criação exige silêncio e concentração. No teatro, na TV e em agências, o ambiente é agitado.

Formação exigida
Superior: Bacharelado.
Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Crea.